sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Menina e o Boi da Cara-preta.

Quando nós morávamos na praia, em Taquari, havia um paradouro de tropas de boi junto à foz de um arroio, que desaguava no rio Taquari (do qual não me lembro o nome). Estes bois, que ficavam no paradouro, eram transportados para o outro lado do rio no município de Santo Amaro, através de balsa (o mesmo tipo de balsa que meu pai fabricava quando morávamos em Porto Mariante).

Este paradouro também servia para receber tropas que vinham de Santo Amaro para Taquari. A balsa era relativamente pequena e, conforme o tamanho da tropa de bois, ela tinha que fazer várias viagens.

Foi numa destas ocasiões, com uma tropa que estava sendo transportada para Santo Amaro, que estorou a boiada e se espalhou por toda a vila da praia, alguns se embrenharam num matinho, que ficava junto ao campo de futebol do Praia Futebol Clube.

Um deles, um boi preto, muito mal encarado, debandou e conseguiu furar o cerco da gauchada, mas eles foram atrás e toca daqui e toca dali, conseguiram ir trazendo, pela rua onde nós morávamos. O bicho vinha devagar na direção do paradouro, espiando para ver se encontrava um furo de fuga, (o muro que cercava nosso pátio era alto e bem fechado, com um portão de tábua junto à casa), foi num momento de coincidência, que o boi procurando fuga e minha irmã por curiosidade, chegaram ao mesmo tempo no portão, minha irmã abriu o portão justamente no momento em que o boi metia o focinho no mesmo!

A sorte dela foi que o portão ao abrir, raspou no chão e fez um barulho que assustou o boi. ASSIM COMO CHEGARAM JUNTOS, FUGIRAM JUNTOS, UM PARA CADA LADO, mas que susto!

Finalmente, o danado do bicho foi reunido ao restante da tropa e transportado para o outro lado do rio. Este episódio da vida de minha irmã foi falado e comentado por muitas vezes, quando se reunia a família.

MINHA IRMÃ, QUE O PAI TE PROTEJA ONDE ESTIVERES.

Fonte da ilustração:
1- Aplicando o Lúdico

seja o primeiro a comentar!

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.