sábado, 15 de agosto de 2009

Mais dois causos com meu pai.

Causo 1 - O VAPOR OSVALDO ARANHA:

Quando meu pai assumiu o comando do Vapor Osvaldo Aranha, ele era um barco novinho e havia feito somente a viagem da Alemanha para Taquari (RS), a velocidade de cruzeiro dele era pequena, um pouco maior que a dos outros barcos da companhia Arnt, mas era normalmente menor que a do vapor Porto Alegre, que fazia o percurso entre a capital e Cachoeira.

Normalmente, o Vapor Porto Alegre saia da capital, meia hora depois do Osvaldo Aranha. Os barcos da companhia Arnt tinham vários pontos de parada em seu percurso, enquanto que o Vapor Porto Alegre não tinha nenhum.

Desse modo, um pouco antes de São Jerônimo, ele passava pelo Osvaldo Aranha, e seu comandante se postava no convés superior, ao lado da cabine de comando, e ao passar, fazia continência com ar de superioridade, enquanto os seus passageiros se divertiam. Isso acontecia todos os dias, até que num deles, meu pai resolveu mudar as posições.

O Osvaldo Aranha podia acionar um sistema de tiragem de vapor pela chaminé, que obrigava o fogo da fornalha a ficar mais ativo e quente. Desse modo, a caldeira produzia mais vapor e mais pressão, os pistões se movimentavam com maior rapidez e as rodas que movimentavam o barco giravam mais rápidas, como resultado o barco corria mais.

Naquele dia, quando o vapor Porto Alegre estava quase ultrapassando o Osvaldo Aranha e o comandante começara a fazer a costumeira continência, meu pai deu a ordem para acionar esse sistema e começou uma inesperada reação do Osvaldo Aranha, que devagarzinho foi recuperando a distância até que deixou o P.Alegre para trás.

A primeira festa que os passageiros do Porto Alegre haviam feito foi compensada pela reação dos passageiros do Osvaldo Aranha, nessa recuperação. Este ato motivou uma queixa do comandante do Porto Alegre junto às autoridades portuárias pela vergonha que ele passou junto aos seus passageiros, como é que um vaporzinho corria mais que o dele? A reclamação nunca deu em nada, mas, por seu turno, meu pai nuca mais deu ordem semelhante.

De qualquer maneira, o comandante do Porto Alegre nunca mais foi fazer aquele tipo de continência acintosa com ar de superioridade. VIU!

Causo 2- CIGARRO NO BOLSO:

Antigamente os conceitos de respeito eram muito diferentes dos atuais, vou contar uma história que aconteceu com meu pai e meu avô: Meu pai já era casado há bastante tempo, basta dizer que eu já tinha uns dois ou três anos de idade, quando fomos visitar meus avós, chegando lá, só estava minha avó em casa, meu avô estava na roça, conversa vai conversa vem, meu pai teve vontade de fumar, pediu licença para a minha avó e acendeu o cigarro, começou a fumar naturalmente.

De repente, não mais que de repente, meu avô entra na sala, meu pai não teve dúvidas, meteu o cigarro aceso no bolso das calças, imaginam só o que aconteceu? Um baita furo nas calças novas. Será que isto foi respeito ou estupidez? MAS ACONTECEU. QUE IGNORÂNCIA! QUE BARBARIDADE!

Pensando bem, se ele tivesse refletido que essa vergonha era em parte fruto da autoconsciência de que fumar não era uma coisa boa, ele poderia ter parado de fumar naquele dia e provavelmente teria vivido mais e com melhor saúde!

Notas:
ilustração do barco a vapor por Galeria Brasil
ilustração do "É proibido fumar" via Renata Nogueira

2 comentários

Anônimo disse...

Adorei os dois "causos"!!
No primeiro o comandante acho que sumiu mais pela vergonha do que por ter aprendido a lição...rs
No segundo,tá certo,foi muita estupidez do senhor seu pai sim,mas acho que isso se deve mais ao fato de que naqueles tempos as pessoas tinham uma forma muito mais rígida de pensar e agir,principalmente quando o assunto era respeitar pai e mãe,meu avô me conta cada histórias!
Tá certo não precisava de tanto!
rs...
Mas as vezes penso que minha geração esta muito carente de certos valores,tanto éticos,morais e familiares.
Bjos para meus fofinhos queridos!!

Mario Adam disse...

estou a traz de fotos do vapor (Osvaldo Aranha)pois estou fazendo um projeto para resgatar ele do fundo do rio e restaurar. meu imal é marioadamtk@hotmail.com

Postar um comentário

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.