quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A idade escolar


Quando chegamos a uma idade em que começamos a pensar, a primeira coisa que nos vem a cabeça é: gostaria de ser como eles que tem mais de seis anos e vão para a escola, brincar com os outros guris, aprender a ler e escrever, fazer contas e ler livros de história.

Mas quando chegamos lá a coisa muda de figura, que chato, a gente não tem liberdade, passar a manhã inteira dentro daquela sala de aula, com a professora tomando lição de português, matemática (taboada), história, etc., não se vê a hora de retorno à casa, tirar aquela roupa de colégio e botar aquela que usamos para brincar na rua.

Ledo engano, pois logo ouvimos a vóz da mamãe dizendo: primeiro as obrigações escolares e só então pode ir para a rua brincar (isto era no meu tempo, década de 30 e 40, porque hoje tem o computador, ainda bem, pois a vida na rua está muito perigosa (roubos, sequestros e tranzito).

Quando chegamos na idade em que já sabemos ler, escrever ( escrever em cadernos com linha dupla para que as memas saissem bem parelhinhas e legíveis, senão a professora mandava repetir o tema) e fazer contas aí vamos compreeder que estudar requer muito mais tempo da gente, e o tempo de lazer vai ficando cada vez menor e isto vai até a formatura e depois mestrado e depois doutorado, mais cursos de especialização nisto ou naquilo, aí então vem o trabalho propriamente dito, as responsabilidades familiares, aposentadoria... mas sempre é melhor rindo do que chorando!!!

seja o primeiro a comentar!

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.