sábado, 23 de maio de 2009

Mais um pouco da biografia de Eugênio Franck

Imagem do início do século XX

Texto de Jacy Franck

Os filhos dos agricultores começavam a ajudar os pais com a idade de cinco a seis anos, capinando, levando água e comida para os mais velhos, tratando os animais, tirando leite, debulhando milho, levando milho para o moinho, descascando feijão, arroz, trigo, etc...

Com a idade de oito anos, meu pai começou a ir a escola, nove quilômetros de distância, meu avô comprou um petiço para ele e o tio Augusto irem montados até a escola, nove de ida e nove de volta (hoje se não tem um ônibus escolar de graça, as crianças ficam analfabetas, até por dois quilômetros, e culpam os governantes por isto, é muita mordomia, eu fazia seis quilômetros a cavalo) os tempos eram outros.

UM PEQUENO CAUSO
Vou contar um caso que houve entre meu pai e meu avô: além do petiço para irem à escola, meu avô tinha um cavalo que estava sendo treinado para corridas, num desses treinos, meu pai e o tio Augusto, estavam observando o treinador preparando o cavalo, num dado momento, o treinador convidou meu pai para uma corrida, no que foi logo aceito, preparados os cavalos no partidor, foi dado o grito de largada.

O petiço que era muito ligeiro saiu na frente deixando o cavalo para trás, meu tio de tão faceiro, pulou na frente do petiço, de braços abertos comemorando a vitória, o petiço travou de repente e meu pai voou por cima da cabeça dele, indo bater de cara no chão, imagina só como não ficou a cara do coitado, lavrando na grama, saiu o couro.

Meu avô ficou sabendo e tomou duas atitudes: A primeira foi mandar meu pai, com a cara lavrada escorrendo água, em ponto de meio dia, levar milho para fazer farinha, num moinho localizado a doze quilômetros da casa deles; a outra atitude foi acabar com a mania de corridas de cavalo, e o treinador perdeu o emprego.

Abaixo imagem do início do século mostrando um dos transportes típicos.

seja o primeiro a comentar!

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.