domingo, 27 de setembro de 2009

Eugênio Franck: MERCADOR e “COMANDANTE DE VAPOR”

Em 1928 meu pai recebeu uma proposta da companhia Navegação Arnt, para comandar um barco que estava para chegar da Alemanha, para fazer o percurso entre Taquari e Porto Alegre, por isto nos mudamos para cidade de Taquari, onde ficamos morando por alguns meses.

Enquanto esperava o barco chegar, meu pai assumiu as funções de secretário do Partido Libertador da região do alto Taquari (Taquari, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Venâncio Aires e Encantado), mas em três meses se demitiu, pois não agüentou a politicagem.

Como a chegada do barco que vinha da Alemanha estava demorando, ele aceitou comandar o “Bonretiro”, um barco pequeno movido por um motor a gasolina, com uma hélice colocada na parte traseira.

Como a movimentação deste barco se fazia principalmente entre Taquari e Roca Sales, meu pai achou por bem se mudar para Porto Gomes. Morando lá neste lugarejo, ele comandava o Bom Retiro e cuidava do armazém do porto, o movimento das mercadorias era praticamente o mesmo daquelas do porto Mariante, que ficava a um quilômetro de distância. As características de armazenagem eram semelhantes, havia um depósito na barranca do rio, e duas machambombas (a upa e a cupa) para transportar as mercadorias dos barcos para o armazém e vice-versa. O tipo de mercadorias também era semelhante.

Quanto à minha mãe, além dos afazeres normais de uma dona de casa, cuidava do salão de festas da sociedade local, tinha uma horta caseira e costurava para fora.

Médico só tinha em Taquari, Estrela ou Lajeado, desta forma a maioria das doenças mais simples, tais como gripe, sarampo, coqueluche, entre outras eram curadas com remédios caseiros. Assim além de todo o trabalho, os pais tinham que ser médicos também.

seja o primeiro a comentar!

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.