terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FUTEBOL E CIGARRO

Meu pai gostava muito de futebol, ele fundou um time chamado “Praia Futebol Clube”, ensinou o pessoal a jogar e foi atuar como goleiro. Em pouco tempo começaram a ganhar do “Cidade Futebol Clube”, que ele também havia formado alguns anos antes.

Infelizmente, além do futebol, o fumo também o acompanhava. Quando eu era criança, ele usava o fumo em rama para fazer cigarro de palha ou de papel de seda.

Durante certos trechos da viagem ou à noite, quando atracado no porto, ele picava o fumo e guardava numa bolsinha de borracha para fazer, durante o dia, os cigarros que fumava (uma vez me falaram em 90 cigarros por dia), eram pequenos e queimavam ligeiro, mas “90” é uma “barbaridade”.


Em consequência do cigarro, o coração dele enfraqueceu e, como ele era muito emotivo, a copa de 70 deu a sentença final, poucos dias após a vitória da seleção Brasileira no México, ele morreu.
Além do futebol, gostava de jogar cartas, o que na velhice costumava fazer com a nora e os netos, só como passatempo, sem nunca ter apostado dinheiro.

Não gostava de dançar, mas apreciava um baile para tomar um copo de cerveja. Não costumava tomar bebida alcoólica em casa, nem em outros lugares que não fosse por um motivo muito especial.

2 comentários

Anônimo disse...

Olá,tdo bem com vcs?
Como foram de Natal?
Passando para atualizar minha leitura no blog e desejar um Ano Novo repleto de felicidades,realizações e mta paz!
Um grande bjo !

Jacy Franck disse...

AMANDA- Obrigado pela tua compania no meu modesto blog, é uma honra para um gaucho a amisade de um mineiro, nós que somos tão pequenos aqui no sul e vocês tão grandes no centro sul, espero que de vez em quando continues lendo o que tenho escrito, são coisas de gaucho o que escrevo, a alegria é meu lema, por isto espero que opossas rir um pouco.

Postar um comentário

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.