terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A CARROÇA ATOLADA

Carro de Bois (óleo sobre tela) de Jurandi Assis

Meu tio João era sonâmbulo, e de vez em quando tinha uns sonhos que merecem ser relembrados, pois então vou contar um daqueles entre tantos, que guardei na memória!


Uma determinada noite meu tio João sonhou que estava trazendo uma carga de mandioca e cana, para dar aos animais na mangueira e no cercado dos porcos. Como ele não se lembrou que tinha chovido muito, e que a estrada estava barrenta, carregou muito a carroça. Porém, a junta de bois formada pelo Bragado e pelo Tição, era nova e tinha muita força, e ele veio vindo devagarinho, ultrapassando um buraco mais fundo aqui outro ali.

Para ultrapassar os obstáculos, hora tinha que chamar o Bragado, hora o Tição, até que num dado momento a carreta atolou de vez. Ele chamou um boi, chamou o outro, mas a força deles não era suficiente para desatolar a carreta. Dadas as circunstâncias, não teve outro jeito, ele desceu da carreta e foi ajudar os bois, pegou nos raios da roda e começou a fazer força, ao mesmo tempo em que gritava com os bois para que também fazessem força. Quando, finalmente, ele conseguiu destrancar a carreta, caiu na rua, levando consigo a parede do quarto e acordou!

Vou explicar: a casa do tio João era estruturada em madeira e os vãos das paredes eram preenchidos com tijolos que ficavam sem amarração, pois estes tijolos eram assentados apenas com argamassa de barro. No seu sonambulismo, meu tio João se agarrou nos ferros da cabeceira da cama, pensando que eram os raios da carreta, e enquanto fazia força com as mãos, apoiava as costas na parede. No ápice do esforço, a parede cedeu e o vão que ficava embaixo da janela se desmoronou e meu tio caiu com ele lá na rua. A queda não foi pequena, porque a casa era construída sobre palafitas que ficavam a uns dois metros do solo, por causa das enchentes do Rio Taquari.

Resultado prático do sonho: ele acordou todo esfolado, mas curadas as feridas e restaurada a parede, dava boas risadas cada vez que rememorava o fato!

Exemplo de casa sobre palafitas para evitar enchentes.

seja o primeiro a comentar!

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.