sábado, 31 de julho de 2010

NÃO SEI SE VOU POR DENTRO OU VOU POR FORA


O episódio que vou contar se passou no rio Taquari e envolve uma falsa ilha, que só se formava quando o rio aumentava de nível durante o período de chuvaradas, formando desta maneira mais um braço. Meu pai conheceu o personagem desta história, mas como eu não o conheci, usarei um nome fictício, mas que ela foi fato foi!

Quando essa história aconteceu, eram muito usados na navegação fluvial uns pequenos barcos de carga com motor movido à gasolina, que eram chamados de “gasolinas”.

Naquele tempo, tudo o que se relacionasse com motores e gasolina era muito caro, por esse motivo os barqueiros que transportavam mercadorias entre o interior e Porto Alegre aproveitavam o mais que podiam as correntezas do rio Taquari, preferindo os tempos das cheias.

Foi numa destas ocasiões que um Joaquim da Silva qualquer, vinha com seu “gasolina” carregado de carga rio abaixo, com o motor parado e aproveitando a correnteza. Mas, num determinado ponto do rio, havia uma ilha, e aí o barqueiro olhou para um lado, olhou para o outro, para ver em qual dos dois a correnteza estava mais forte, ficando naquela dúvida: NÃO SEI SE VOU POR DENTRO OU VOU POR FORA... NÃO SEI SE VOU POR DENTRO OU VOU POR FORA...

Sem escolher a tempo, acabou embicando a proa do barco na ponta ilha e encalhou!

Assim, ele precisou esperar que viesse outro barco que pudesse lhe prestar socorro e o puchasse para fora, a fim de continuar rio abaixo até seu destino.

QUE BARBARIDADE!!

Fonte da ilustração: Espaço Rudi Santos

seja o primeiro a comentar!

Creative Commons License
Esta obra esta licenciada sob uma Licenca Creative Commons.